Revolução de Consciência R3.0

by Jelyka lima | O que permite a Evolução é a Consciência da própria Existência Individual e Colectiva

Cabo Verde são dez grãozinhos no meio do oceano e isso nunca nos fez sentir vulnerável, muito pelo contrário somos um Povo de estrutura forte e corajosa. Os nossos Antepassados? Foram pessoas que acreditaram em sonhos e conseguiram realizá-los, numa altura em que os meios eram escassos e a luta pela sobrevivência era árdua. Unidos e na Vontade e na Ação, conseguiram fazer uma transformação que ia marcar toda uma Nação. Presentearam-nos com a independência e, consequentemente, semearam em nós a Vontade e a Determinação  em se tornar cada vez mais um País Unido, Justo e Próspero.

Revolução de Consciência – O Que É?

É um projeto que teve início na reflexão da condição humana vivenciada e experienciada pela maioria, aonde faz-se notar um sistema frágil, separado e carente na forma de educar, fazer política, tratar a arte, as questões sociais, culturais, ambientais, espirituais, etc. Actualmente, apercebe-se que é urgente e necessário Resgatar algo de natural e essencial dentro de nós, que nos permite tocar a nossa Origem (Raízes), agarrar o Fio da nossa Existência (Identidade/Ancestralidade) e Consciencializar Onde Estamos e para Onde Vamos – a Evolução Consciente. 

A Revolução de Consciência, é a forma que encontrámos de apelar às nossas Raízes e Ancestralidade, de apelar à Consciência de Quem Somos Realmente e/ou quem estamos a ser, e dar-lhe Voz, através da União e da Ação. O intuito aqui é Unir, conscientizando e aceitando realmente quem somos, saber o que cabe na nossa realidade, e revolucionar na procura de soluções e políticas alternativas, primeiramente, cá dentro e depois lá fora.

Os Nossos Objetivos

Objetivos Gerais:

  • O nosso propósito maior é a longevidade do projeto para que possamos revolucionar a Consciência do nosso país;
  • Fazer deste projeto um espaço de conexão às raízes, de afirmação da cabo-verdianidade através de Encontros que trazem temas da nossa realidade, criando assim um ambiente de conhecimento, partilha, interacções, de soluções e de Inovação; 
  • Tocar o Coração e a Consciência dos cabo-verdianos e incentivá-los a revolucionar a si próprios para, assim, contribuir uma mudança consciencial do nosso País.

 

Objetivos específicos:

  • Através da nossa ação conjunta, relembrar aos cabo-verdianos, sobre o sentimento de pertença e união para um desenvolvimento justo e igual para todos; 
  • Trazer a Consciência à vivência dos cabo-verdianos, reconhecendo a sua importância na formação e capacitação do Ser Humano, individual e coletivo. 
  • Expôr de forma leal, mas também inovadora e criativa: a Tradição, a História, as Práticas Ancestrais, assim como as Práticas da Nova Era em que vivemos;
  • Contribuir para o desenvolvimento e projetar Cabo-Verde como um País Iniciático e Exemplar..

O Que Nos Move?

O nosso Eugénio Tavares escreveu “ Ka tem nada nes bida, Mas grandi ki Amor… Si Deus ka tem midida, Amor inda é maior…Maior ki Mar ki Céu…”.

Portanto, a essência que nos move é o Amor, pois só ele transforma e harmoniza o Medo, a Confusão, o Ego e a Indiferença. E a Consciência é a única via para o alcançar. O nosso sentimento comum da urgência de ponderar e erguer para Cabo-Verde hoje, faz-nos chamar a Consciência do Povo cabo-verdiano à Razão e à Ação. Acreditamos firmemente que, assim como uma Árvore precisa de estar conectada às suas Raízes para beber da sua própria Seiva e poder ter Vida e dar Frutos, Cabo-Verde, também, precisa ir assentar nas suas raízes e beber dela, ganhar e reconhecer a sua força, para melhor delinear a sua direção. O nosso País precisa de reflexão! Erguer a Consciência de que hoje, Cabo-Verde precisa pensar na ligação com as suas Raízes, assentar na sua Identidade e Existir com maior Consciência. Ou seja, a nossa Direção deve assentar na nossa presente realidade, naquilo que somos e temos hoje, e no como vivemos hoje. Cabo-Verde chama por aqueles que sabem que são descendentes de gerações e gerações de Ancestrais que consciencializaram-se, uniram-se, lutaram e revolucionaram. E nós Somos Filhos desses Ancestrais, dos mais remotos aos mais recentes. O que lhes moveu, hoje move-nos a nós também!

AS NOSSAS EDIÇÕES A PARTIR DE WEBINAR – SANKOFA

Chamamos de “SANKOFA” porque pretendemos sair do formato habitual de debate ou confronto, e entrar numa vibração de acolhimento, reconhecimento, entendimento, partilha e união. Porém, firme! Para cada Encontro pretendemos convidar entidades da mesma área com vivências e visões diferentes, chamá-los como cabo-verdiano, Seres Humanos e parte do Povo que são. A Intenção aqui é aplicar os 3 pilares, Raiz-Identidade-Consciência, nos temas escolhidos para os encontros relativos às áreas de ação do Movimento Revolução de Consciência.

Revolução de Consciência – MÃE-TERRA

Slogan: “Mãe-Terra “ O Nosso Habitat” – O planeta Terra é uma Mãe que carrega os seus filhos, sustenta e oferece-lhe Vida. Através desta área de intervenção, embarcaremos numa Reconexão com o Planeta Terra, para nos consciencializarmos daquilo que a natureza proporciona para nos sustentar.

Revolução de Consciência – SAÚDE

Slogan: “A Nova Era” – Trazer à superfície a Importância da Totalidade do Ser, realçando todos os aspectos do Ser Humano (a parte física, Mental, espiritual e Emocional) que devem ser tidos em conta quando falamos de Saúde. 

 Revolução de Consciência – EDUCAÇÃO

Slogan: “Priorizar a Totalidade do Ser Humano”A Educação é um motor de desenvolvimento da própria Sociedade. Será que não faz sentido introduzir na Educação outros alicerces, também igualmente importante para todo e qualquer Ser Humano ?  Como a inteligência Emocional, a Arte, o despertar do autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal?

Revolução de Consciência – POLÍTICA

Slogan: “Permitir Repensar a Política” – Esse Pensar a Política permite-nos debruçar sobre a saúde da nossa Política. A forma de fazer política hoje está longe da Consciência de saber unir quando é preciso, e do saber fazer o melhor para Cabo-Verde, independentemente do partido – isto, constitui por si só grande parte do nosso entrave.   

Revolução de Consciência – RESPONSABILIDADE SOCIAL

Slogan: “Todos Somos Um” – Acreditamos que um trabalho social só pode e deve ser feito perto do povo, pois só assim pode-se ajudar e incentivar as Famílias a tornarem mais unidas e enraizadas no seu propósito educacional, e ajudá-las nos muitos dos desafios sociais e existenciais que enfrentam.  

 Revolução de Consciência – ARTE       

Slogan: “O Papel dos Artistas na Transformação de um País” – Aqui destacamos o papel dos Artistas dentro da nossa sociedade. Também chamamos atenção para a Cultura e as Tradições Cabo-verdianas precisam de estar mais enraizadas e ter maior visibilidade no nosso País.  

Revolução de Consciência Espiritualidade        

Slogan: “Consciência Espiritual de Um PovoA Espiritualidade, muitas vezes confundida com a religião, é a Ciência da Evolução e da Totalidade do Ser Humano. Pretendemos, realçar o Indivíduo como sendo um Ser Naturalmente Espiritual antes de ser um praticante religioso.